[62] 3286-5945 | [62] 98122-1191(WhatsApp)
dor-na-ciatica

Dor Ciática (Ciatalgia)

“A Quiropraxia, através da manipulação vertebral, busca remover o que está causando irritação nervosa”

Considerada uma síndrome dolorosa, a ciatalgia trata-se de uma inflamação do nervo isquiático (popularmente chamado de ciático) caracterizada por sensação dolorosa tipo pontada ou queimação, que geralmente inicia-se na região lombar, atingindo a região glútea e percorrendo pela parte profunda da coxa e/ou superficial da perna em direção ao pé. Além da dor persistente, que inicia de forma gradual e piora durante a noite, a ciatalgia pode apresentar sintomas como espasmos, formigamento, parestesia (baixa sensibilidade) e fraqueza muscular da perna afetada.

Este quadro deve-se a compressão mecânica do nervo isquiático que resulta num processo inflamatório, sendo a hérnia de disco a causa mais comum. Porém, outras patologias como processos degenerativos, infecções, luxações traumáticas do quadril, anomalias congênitas, síndrome do piriforme e estenose do canal lombar também podem causar interferência na condução nervosa, provocando os sintomas dolorosos descritos anteriormente, que comprometem a qualidade de vida do indivíduo.

A subluxação, principal condição tratada pelo quiropraxista, provoca alterações na integridade do movimento e/ou função fisiológica das articulações, podendo acarretar em compressão mecânica deste nervo.
A Quiropraxia, através da manipulação vertebral, busca remover o que está causando irritação nervosa, restaurando a função normal no sistema nervoso e fazendo, assim, com que haja uma melhora na condução dos impulsos nervosos. Por conseqüência, obtém-se uma redução dos sintomas e demais alterações advindas desse distúrbio. É válido acrescentar, que as técnicas quiropráticas de ajustamento, quando praticadas por profissionais habilitados, são consideradas seguras e efetivas no tratamento de queixas musculoesqueléticas, dentre as quais pode se citar a lombalgia e lombo-ciatalgia.

É importante salientar que muitos são os tratamentos realizados para alívio da dor ciática em um curto espaço de tempo, porém é necessário encontrar a causa do problema para que ele seja tratado com eficiência. E é dentro deste parâmetro, procurando tratar a causa dos problemas e visando a melhora na qualidade de vida e na saúde que a quiropraxia auxilia seus pacientes.

Sem Comentários