[62] 3286-5945 | [62] 98122-1191(WhatsApp)
pregnancy-784671_960_720

Acupuntura é dos melhores métodos para o alívio de dor em gestantes

Acupuntura e exercícios de fortalecimento ajudam a aliviar a dor na região pélvica durante a gravidez, além de serem um complemento efetivo para o tratamento padrão, segundo um estudo publicado no BMJ Today.

gravidaA dor na região pélvica é uma queixa comum entre gestantes no mundo inteiro, sendo muitas vezes de difícil tratamento.

Pesquisadores da Suécia identificaram 386 gestantes com dor no cíngulo do membro inferior. As gestantes foram aleatoriamente divididas em três grupos: um grupo submetido ao tratamento padrão (uma cinta pélvica aliada a um programa de exercícios para praticar em casa); um grupo submetido ao tratamento padrão + acupuntura; e um grupo submetido ao tratamento padrão + exercícios de estabilização para melhora da mobilidade e da força.

Os níveis de dor eram registrados todas as manhãs e todas as noites, usando uma escala reconhecida, e todas as participantes eram avaliadas por um examinador independente ao final do período de tratamento.

Após o tratamento, em ambos os grupos, de acupuntura e de exercícios de estabilização, as participantes apresentaram menos dor do que no grupo do tratamento padrão, tanto de manhã quanto à noite. O estudo concluiu que a diminuição da dor foi maior no grupo de acupuntura.

Para o médico Marcus Yu Bin Pai, os resultados do estudo são interessantes. “Em pacientes gestantes, é importante o cuidado com o abuso de medicamentos que podem trazer malefícios para o bebê, e muitas vezes o controle da dor nestes pacientes é difícil. A acupuntura surge como uma boa opção terapêutica auxiliar.”

Segundo os autores do estudo, acupuntura junto dos exercícios de estabilização associados ao tratamento padrão proporcionam vantagens clínicas nítidas em comparação ao uso isolado do tratamento padrão na redução da dor em gestantes que se queixam de dor no quadril ou na pelve.

Os autores também concluíram que a acupuntura foi superior aos exercícios de estabilização.

Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/dino/segundo-estudo-a-acupuntura-alivia-a-dor-pelvica-durante-a-gestacao,b7cb21bfedb6a46fe0903facbe50853fnhbw9oe7.html

Sem Comentários

Postar um comentário